terça-feira, 3 de agosto de 2010

O PROPOSITO DA CRUZ. 03/08/2010

O PROPOSITO DA CRUZ.

( GL 1:4.).

INTRODUÇÂO:
A vida de Cristo foi tão crucial para nossa redenção como sua morte, a morte de Cristo foi tanto uma propiciação como uma expiação pelo nosso pecado. A cruz de Cristo representa o a ‘’ paixão, o grande sofrimento de Cristo’’. A cruz de Cristo tem um propósito na vida da humanidade pecadora.

Tópicos:
1) Remir-nos de toda iniqüidade: ( Tt 2:14).
‘’ O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificando para si um povo seu especial, zeloso de boas obras’’ ( Tt 2:14).

Há várias passagens na Escritura que falam de nossos pecados sendo lançados sobre Cristo e de Cristo tomando sobre si nosso pecado ou iniqüidade, ( Is 53:6, 12; Jo 1:29; 2Co 5:21; Gl 3:13; Hb 9:28; 1Pe 2:24). Com base na Escritura, podemos dizer que nossos pecados são imputados ou atribuídos a Cristo. Isso não significa que nossa pecaminosidade tenha sido transferida a ele e que ele tenha se tornado pessoalmente um pecador como nós. ‘’ Cristo não pecou’’ quando dizemos que nossos pecados são imputados a Cristo, estamos dizendo simples mente que a culpa por nossos pecados foi transferida a ele para que a justiça de Deus pudesse ser satisfeita e nós pudéssemos ser perdoados. A culpa do pecado, como passível de punição, foi imputada a Cristo, que sofreu a punição por ela em nosso lugar, dando-nós, assim acesso á vida eterna.

2) Conduzir-nos a Deus: ( 1P 3:18).
‘’Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injusto, para levar-nos a Deus; mortificados, na verdade, na carne, mas vivificados pelo Espírito’’. ( 1Pe 3:18).

O ensino da Escritura é bem claro: todos os membros da Igreja são membros do corpo, cujo único cabeça é Cristo. O apostolo Paulo é suficientemente claro ao ensinar que ‘’ há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; só Deus e pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos,e esta em todos’’. Cristo é o único monarca, cabeça e esposo da Igreja, com quem ele promete estar sempre presente, conduzindo o seu povo a presença de Deus, inclusive ate o fim do mundo. ( Mt 28:20). Cristo de fato, está com a Igreja até a consumação dos séculos não por meio de um representante, e sim, pessoalmente, de forma espiritual. Conduzindo seu povo a Deus. Esse é um dos propósitos da cruz, somos conduzidos por Cristo.






3) Dar-nos a adoção de filhos: ( Gl 4:5).
‘’ Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos’’. ( Gl 4:5).

Os crentes são entes de tudo, filhos de Deus por adoção. Somente aqueles que receberam Cristo ( Jo 1:12), ou seja aceitaram sua obra na cruz, crêem que ele é o salvador, o filho de Deus e se entregaram a ele são adotados como filhos de Deus.e agora Deus coloca o pecador no estado de filho e passa a tratá-lo como filho adotivo, esses são inseridos na família de Deus, ficam sob a lei da obediência filial e passa a ter direito a todos os privilégios da família. O Espírito Santo nos regenera e nos santifica e.
Estimula-nos a nos direcionarmos a Deus cheios de confiança. Vendo como nosso pai, e somos adotados por Deus e tratados como seus filhos. Em Cristo Jesus.

4) Desarraigar-nos do mundo perverso: ( Gl 1:4).
‘’O qual si deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus pai’’. ( Gl 1:4).

O mondo deve ser encarado como adversário do cristão. Não os seres humanos propriamente, mas a presente ordem de coisas e circunstâncias em que o mal da sempre voz de presença.

João aconselha-nos: ‘’ Não ameis o mundo.’’. (Jo 2: 15a ). Ele nos oferece um contrate entre o cunho mau e passageiro deste mundo e a duração eterna que faz a santa vontade de Deus: ‘’ Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porem, que faz a vontade de Deus permanece eternamente’’. ( Jo 2:15-17).

Jesus Cristo, contando a parábola das dez minas, revela seu conhecimento de que o mundo rejeitaria seu conhecimento e de que o mundo rejeitaria seu reinado ( Lc 19:14).

O Aposto João declara que ‘’O mundo inteiro jaz no maligno’’ ( Jo 5:19b;) O mundo não pertence a satanás, mas lhe foi entregue por um período que se prolongara ate que se cumpram os desígnios inescrutáveis de Deus. ( Lc 6:14). A influencia de satanás que torna mau o mundo é a que encontramos corações humanos sem Cristo.

Mas diante de tudo isso encontramos a palavra de Deus que nos conforta o Apostolo João nos diz: ‘’ ....esta é a nossa vitória que vence o mundo, a nossa fé’’. Cristo nos desarraigou deste mundo, a sua obra na cruz do calvário é suficiente para nossa salvação. A cruz de Cristo nos separa deste mundo perverso.







5) Mostrar-nos um novo modo de vida: ( 2Co 5:15).
‘’ E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e resgatou’’. ( 2Co 5:15).

Todos os cristãos são agora convidados para desenvolve um modo de vida que agrade ao Senhor Jesus Cristo, a viver nos seus princípios, e seus princípios são:
O principio do amor: ( 1Co 13:1-3).( Jo 15:12).
O principio da comunhão: ( 1Co 12:12-27).
O Principio da unidade: ( 1Co 3:10-17).

6) Conceder-nos o Espírito prometido: ( Gl 3:13-14).
‘’ Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldito por nós; porque: esta escrito: maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. Para que a benção de Abraão chegasse aos gentios por Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito’’. ( Gl 3:13-14).

Uma vez que quebramos a aliança de Deus violando a lei, merecemos receber a maldição da lei e a condenação de Deus. Mas Cristo levou a maldição em nosso lugar, dando-nos paz com Deus ( Rm 3:21-26; 4:25). Jesus Cristo nosso mediador ( 1Tm 2:5).

Os gentios que chegaram a fé, cujas vidas são marcadas pela habitação do Espírito, são o cumprimento da promessa de que através de Abraão todas as nações serão abençoadas. O Espírito é a benção prometida a Abraão.

Deus prometeu benção salvadora para as nações, e essa salvação se cumpre na pessoa de sue filho Jesus Cristo. Em Cristo recebemos a vida.e Cristo foi penalizado na cruz em nosso favor, essa é um dos propósitos da cruz de Cristo nos livra da condenação e receber em Cristo a salvação, ( vida eterna).

7) Fazer de Jesus o SENHOR sobre todos: ( Rm 14:9.).
‘’Foi para isto que morreu Cristo, e tornou a vive; para ser Senhor, tanto dos mortos como dos vivos’’. ( Rm 14:9).

Somente Cristo é o SENHOR. E o juiz de seu povo, ele governa sobre todos exercendo o seu Senhoril, só ele é SENHOR. A cruz de Cristo tem como propósito nos ensinar essa verdade sobre a pessoa de Cristo. Que ele é o SENHOR.

Conclusão:
Essa é a finalidade da cruz do nosso Senhor Jesus Cristo, nossa salvação, ela satisfez a justiça de Deus, em Cristo fomos perdoados, justificados, tudo isso pela obra de Cristo na cruz por nós, na pessoa de Cristo fomos reconciliados e adotados como filhos recebendo as benções da família. Amém.

Pres... João Maria N Freitas.
Igreja Evangélica Congregacional.
20/06/2010.

0 comentários:

Postar um comentário