domingo, 30 de janeiro de 2011

Hábil ou habilitado?

Leitura Bíblica Recomendada: 2 Timóteo 3:15-17

" ... que o Homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra."- 2 Tm 3:17

Dirigindo no trânsito algumas pessoas deixam transparecer o que são. Nessas ocasiões as virtudes são consideradas " bobeiras". A competição é automática; a gentileza vira agressão; o respeito às leis desrespeito e, na maioria das vezes, um metro de vantagem ganha a dimensão de um quilômetro. Então, o que é mais importante para dirigir no trânsito; habilidade ou habilitação?

A habilidade pode ser definida por duas palavras:agilidade e plena capacidade psicomotora. A habilidade é demonstrada nas situações difíceis e de perigo, onde o reflexo imediato promove o escape. A habilitação é uma capacidade responsável devidamente comprovada e legalmente aceita. Ela evidencia conhecimento, experiência, responsabilidade; promovendo a segurança tanto do habilitado quanto daqueles que o cercam.

Quando Jesus disse que seus discípulos - e também nós - seríamos suas testemunhas em todo o mundo, Ele afirmou que o Espírito Santo é quem nos habilitaria. Isto quer dizer que Ele nos daria as condições para exercer esse trabalho. Ou seja, a vida cristã não está fundamentada simplesmente na destreza, na capacidade, no desempenho e nas habilidades pessoais. A habilitação, dada pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus, não tem como objetivo primordial o habilitado, mas ao seu próximo.

A habilidade meramente humana deixaria o cristão instável, dependente de reconhecimento e agradecimentos. Já o cristão habilitado tem como prioridade promover a reconciliação do seu próximo com Deus. ( 2 Co 3:6). O cristão habilitado é plenamente preparado para a prática de toda boa obra ( 2 Tm 3:17).

É assim porque para o habilitado tanto querer quanto realizar o bem partem de Deus ( Fp 2:13). Deus o ensine a abrir mão da dependência em suas habilidades pessoais, para que o Espírito Santo o habilite a viver para a glória do Senhor Jesus na plena prática do bem.

"O ESPÍRITO SANTO É QUEM HABILITA OS CRISTÃOS A TESTEMUNHAR DE JESUS."

0 comentários:

Postar um comentário