segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pesquisa conclui que café ajuda mulheres a lidar com o stress



Enquanto muitos de nós tendemos a usar a cafeína, especificamente o café, para nos ajudar a conseguir ir trabalhar um dia todo em um lugar estressante (ou não), um estudo sugere que a cafeína pode ter efeitos mais positivos na mulheres do que nos homens, pelo menos em situações onde a colaboração é necessária. A pesquisa publicada no Journal of Applied Social Psychology indica que quando as mulheres ingerem cafeína, elas conseguem maior desempenho em situações estressante.

A pesquisa dirigida pela Dr. Lindsay St. Claire, da Bristol University, testou 64 participantes de ambos os sexos, com idade média de 22 anos, pedindo-lhes para completar vários enigmas, tarefas de memória e negociação, após beber café com cafeína ou descafeinado – aos pares. A cafeína contida era equivalente a três xícaras de café padrão.

Os pesquisadores descobriram que a performance da memória dos homens sob stress , após ter consumido cafeína, foi substancialmente menor do que o de mulheres que, sob a influência da cafeína, pode resolver quebras-cabeças 100 segundos mais rápido que seus colegas do sexo masculino com influencia com cafeína. Os pesquisadores teorizam que, quando sob stress, os homens tendem a se comportar de forma mais agressiva em uma situação de grupo nas quais, as mulheres são mais propensas a colaborar.

Dr. Eric Braverman, diretor da PATH Medical em Nova York, e autor de Younger (Sexier) You, não convencido com o peso do experimento disse à AOL:

Como em situações estressantes os niveis de dopamina diminuem, a cafeína pode ajudar a atender essas necessidades. Mas se ela pode ou não ajudar as mulheres a lidar com o stress melhor do que homens, depende diretamente do grupo de pessoas que está sendo estudado.

Braverman disse ainda que as mulheres não costumam lidar com o stress, como os homens, especialmente as mulheres que estão a meia-idade ou em idades mais avançadas. Pois nesta idade, as mulheres perdem massa muscular e óssea, que ajudam o poder de habilidade no cérebro.

Enquanto Bravernab admite que a cafeína não pode dar um impulso à capacidade de ninguém, exceto se for consumido em quantidades excessivas. No entanto, ele acredita que os estudos sobre a relação entre o stress e a cafeína são importantes.

“Nossa sociedade usa a cafeína durante todo o dia. É altamente necessário que compreendamos todos seus efeitos, já que o café é um produto encontrado em todo lugar.” - Eric Braverman

0 comentários:

Postar um comentário